Escolha uma Página

Você já se sentiu frustrado(a) por não conseguir gravar os versículos, trechos ou ordem das sagradas palavras da Bíblia? Fique tranquilo(a) porque isso é normal! Aqui iremos mostrar a você como memorizar a Bíblia e isso não como vaidade, mas sim uma preocupação. Não sabemos até quando teremos a palavra de Deus na forma escrita e é nossa obrigação rete-la para dar continuidade.  É um dever sagrado.

Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

1 Coríntios 9:14

As palavras do senhor nos permite refletir com nossos irmãos(ãs), seja para algum esboço de sermão ou estudo próprio. O tempo que você levará para memorizar todas as passagens da Bíblia, depende muito de você e de seu esforço.

Algumas pessoas conseguem memorizar em apenas alguns meses e outras em anos. O importante é seguir os métodos certos para fazer bom uso de seu tempo. O estudo da Bíblia te enriquece como individuo e te faz sentir a voz de Deus e sua orientação.

Através dessa melhor compreensão e memorização dos versículos da Bíblia sagrada você certamente dará o melhor conselho em seu sermão. Essa maior habilidade você só terá através de estudos.  A memorização da Bíblia se torna algo de total importância para a vida do cristão.

Então se você busca como memorizar a Bíblia, não deixe de ler o artigo até o final. Ele lhe instruirá a usufruir de toda essa energia e capacidade que ela vai lhe agregar.

Para ter melhor memorização das sagradas escrituras, nós do Pregação Evangélica reunimos 5 dicas milagrosas usadas por diversos irmãos(ãs).  Eles desenvolveram o dom da memorização da palavra, através desses métodos. Vamos agora ajudar você nessa busca pela memorização de forma incrivelmente segura e muito fácil. Vamos lá:


Curso de Memorização da Bíblia

1 – Treine

Faça um rápido treino de memorização da Bíblia em forma de música. Isso mesmo!  Irmãos(ãs) é um método muito simples. Você verá que  memorizar a Bíblia nunca foi tão facíl. Pois em qualquer palavra ou versículo que você tenha mais dificuldade esse método vai servir.

Pegue uma passagem da Bíblia sagrada que você quer memorizar. Em seguida faça a leitura da mesma como forma de canto. Cada palavra que você achar difícil de ser memorizada, vai ficar mais fácil de ser lembrada. Quando se adiciona uma melodia a qualquer texto sua memorização é instantânea.

Você cria a melodia e aos poucos a leitura vai fluindo e você vai memorizando. Então irmãos(ãs) que antes parecia mais complicado se torna  fácil. Esse é um método simples que você certamente pode fazer tanto em casa quanto na igreja.  Também ajudará você na busca de como memorizar a Bíblia.

2- Assemelhe

Crie referencias para suas memorizações dos sermões bíblicos.  Para esse método de como memorizar a Bíblia, alguns irmãos(ãs) o utilizam por achar muito mais fácil fazer esse estudo de memorização apenas utilizando fatos que ajudam a lembrar de datas ou acontecimentos, nomes ou simplesmente palavras difíceis de serem armazenadas.

Ou seja crie mini textos extraídos dos textos de maior dificuldade de memorização e neles coloque referencias nesses textos que ajudem a você memorizar mais depressa.

Se para você é mais fácil lembrar datas da Bíblia ou nomes os comparando com datas ou pessoas do seu ciclo de amigos ou familiares faça esses mini textos utilizando esse método de memorização e aprendizagem e você vai certamente memorizar o que tanto parecia tão difícil.

3 – Espareça

Faça uma limpeza em sua mente antes de iniciar a leitura da Bíblia. As vezes nossa mente está em mil lugares e não conseguimos irmãos(ãs) manter a concentração total que precisamos e isso prejudica o seu momento único e sagrado e isso faz com que você não utilize toda a capacidade que tem em seu cérebro para essa memorização.

Então ela se torna mais difícil e isso pode fazer com que você tenha maior dificuldade em armazenar novas informações. Para esse breve método de como memorizar a Bíblia antes de iniciar seu momento de estudo e memorização da mesma faça um relaxamento. Respire profundamente. Pare tudo o que estiver fazendo e se concentre nas palavras que você deseja memorizar.

Se possível busque um lugar calmo e silencioso em sua casa, ou faça na igreja o que vai certamente ser bem mais relaxante para você. Você notará irmão(ã) que ao relaxar seus pensamentos e limpar sua mente, você memoriza-rá mais facilmente sermões da Bíblia que antes eram tão difíceis para você.

4 – Cante

Ler em voz alta. Ler em voz alta ainda é um dos mais fáceis métodos de memorização que existe. Então não tenha duvida que para memorizar as palavras de Deus mais rapidamente você tenha que ler em voz alta. Uma vez dito você não esquecera e se possível fazer isso na frente do espelho será melhor ainda. Sua memoria estará simplesmente vivenciando cada uma das sagradas palavras que aos poucos sua mente vai memorizando.

5 – Ame

A nossa última dica é simplesmente a mais incrível, e nós do Pregação Evangélica  não podíamos deixa-lá de incluir nesse artigo. Ame e sinta a cura e o milagre que existe nas palavras da Bíblia. Você só consegue memorizar se sua mente está de fato amando o que se está dizendo.

Isso é o que nossos leitores, irmãos(ãs) do pregação estão passando para nós. O coração e a mente andam juntos e nos sabemos que um coração são é uma mente sã e para quem tem Deus na sua vida isso não é nada difícil.

Se você busca compreender a Bíblia assim como um teólogo profissional e memoriza-lá,  não deixe de adquirir o curso profissional de memorização do pessoal da Universidade da Bíblia.  Clique aqui para conhecer o método.

Esperamos ter ajudado vocês nesse breve artigo do nosso cantinho luminoso.

A paz do senhor.