Das primeiras igrejas até os dias atuais, abrangem dois séculos de história. Sempre que relembramos e estudamos como eram os cultos dos primeiros cristãos, desde a Igreja Medieval, do período pós Reforma e contemporâneo, percebemos logo que em meio a tantas mudanças um elemento continua tendo relevância : a importância da pregação e da igreja. Claro, em todas essas eras a pregação e a igreja nem sempre tiveram a sua importância enfatizada. Mas você sabe qual a importância da pregação e da igreja?
Desde a Reforma, a importância da pregação e da igreja, vem tendo um papel primordial dentro do culto cristão, pois com o resgate da salvação pela Graça, e não pelas obras, os reformadores entenderam que esse era o meio pelo qual Cristo salvaria a humanidade, por meio da sua palavra. Mas o que é a pregação? É a mensagem de Deus entregue aos homens, para que esses passem a outros. É o meio pelo qual Deus doutrina (ensina), santifica e nutre sua amada Igreja. A pregação do Evangelho de Cristo é o principal e a importância de como prega-la se torna essencial.

A IMPORTÂNCIA DO PREGADOR E DA IGREJA É INCONTESTÁVEL!

O pregador deve portanto, ficar completamente preparado para o sermão, uma vez que sua importância é incontestável. Já pensou a assembléia sem a presença do Pregador? E como seria o pregador sem a igreja? Mas voltando ao sermão, este pronto e bem feito em todos os seus detalhes é muito importante, no entanto, não é o mais importante! O que seria do sermão sem a presença do Pregador dentro da igreja? Da mesma forma que sem assembléia não há sermão nem pregador; sem a presença do Pregador não temos sermão. Assembléia e Pregador são partes intimamente ligadas e que não se permitem existir uma sem a presença da outra. Uma igreja completamente lotada porém sem um Pregador não seria completa em sua missão de levar a palavra de Deus. Portanto a importância do pregador e da igreja é serem um só, um não existe sem o outro.

                                    Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”.    Salmo 122:1

A maioria dos grandes homens foram pessoas que frequentavam a igreja regularmente. Todos os grandes personagens da Bíblia eram pessoas que iam a igreja. Quando há um declínio na frequência à igreja, a moral da nação começa a ir para baixo. A importância do pregador e da igreja são de extrema relevância , pois sem elas não abraçaríamos a fé. O pregador é o instrumento de Deus e a igreja é seu coração.

 

Gostou? Conheça nossos cursos

Deus seja louvado! Amém!