O Desde cedo, pessoas na Bíblia se preocupavam em como pregar a palavra de Deus de maneira correta, para assim transmitir às futuras gerações o “conhecimento de Deus” que possuíam. A falha nisso causou verdadeiras tragédias em Israel. A vitoria em Israel estava em transmitir a palavra de Deus e obedecer aos seus ensinamentos. Isso, e só isso, traria “vitória” para Israel, e em tudo o que fizessem a palavra de Deus estava e o homem estava nessa palavra, ambos sendo um só. Não apenas reis, sacerdotes e profetas se importavam com isso, mas pais também demostravam suas preocupações. Eram os pais os principais responsáveis pela transmissão da palavra de Deus para seus filhos. Ninguém deveria ser negligente  em sua busca em como pregar a palavra de Deus e suas sabedorias. Um claro exemplo disso são as palavras de Salomão ao seu filho:

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do senhor e acharás o conhecimento de Deus.”  (Pv 2.1–5)

          Ao prometer que tudo será feito com zelo e carinho, despertamos para os ensinamentos do senhor. O importante é como pregar a palavra de Deus de modo a entregar-se por completo de coração para a sua verdade. Teologia não é algo feito em um mês, dois ou anos. Não é algo que se aprende em um livro sobre determinada doutrina. Teologia se obtém no labor associado à oração e à leitura. Todos devemos ler a Bíblia, pois assim saberemos como pregar a palavra de Deus, que é a unica verdade. É no exercício dessas práticas que começamos a obter “conhecimento de Deus”. O segundo passo é introduzirmos suas leituras, ou seja, livros de teologia e livros sobre doutrinas da Bíblia. Estes livros servem para nos ajudar a conhecer melhor a Deus. Se determinado livro não lhe servir no crescimento da busca pela sabedoria divina , este livro não lhe serve em sua missão em como pregar a palavra de Deus.  ​

Veja como pregar a palavra de Deus. 

Imagine alguém abrindo a Bíblia num culto onde exista uma multidão. E naquela ocasião o ministrante é um “leigo” na concepção da palavra.  Acaba então pegando um texto de difícil compreensão sem saber a que fim se destina tal ensinamento. Aplica-o de forma contundente sem olhar o seu  texto e nem o seu contexto. Em tal ocasião você como participante do culto e conhecendo aquela passagem bíblica fica concomitantemente estarrecido. Você sabe que a pregação ou ensino está fora da verdadeira exegese. Então, podemos aceitar como uma verdade revelada de Deus? Se a sua resposta é sim, tenho que dizer que infelizmente essa é a situação de muitos dentro de suas respectivas igrejas, onde se mutila a Bíblia e a expõem de forma mentirosa aos ouvidos de pessoas. Há muita gente se dizendo pregador e mestre, que entretanto, nunca se sentaram para aprender. Digo que, um pregador não se faz da noite para o dia, e sim, se lapida no passar da escola dominical, igreja e seminários.

Gostou? Conheça nossos cursos sobre pregação!

  Deus seja louvado! Amém!